domingo, 12 de fevereiro de 2012

PROJETOS DE FEVEREIRO



INFANTIL II

PROFESSORA: JULIANA ELAINE FERREIRA
AUXILIAR: MARIA IRACEMA

JUSTIFICATIVA
Antigamente as pessoas brincavam o carnaval formando blocos de amigos que saíam cantando, tocando e dançando pelas ruas da cidade. As músicas que cantavam eram chamadas de marchinhas. Estas, por sua vez, faziam muito sucesso nos carnavais entre os anos de 30 e 60. Tinham letras fáceis, leves, alegres e divertidas que agradavam demais aos foliões.
O projeto Marchinhas de Carnaval faz parte do projeto de sala do infantil II. Ao perceber que muitas de nossas crianças cantavam músicas que ouviam no seu dia a dia e, que por sua vez, eram músicas sem conteúdo, resolvemos abordar as marchinhas e mostrar para elas que o carnaval é uma festividade que vale a pena ser aprofundada e bem trabalhada.

OBJETIVOS
• Conhecer a história do carnaval e suas características
• Resgatar as marchinhas de carnaval
• Valorizar o carnaval
• Conhecer diferentes tipos de fantasias
• Desenvolver a criatividade e a imaginação
• Trabalhar o raciocínio, a memória e o vocabulário
• Conhecer as festas de carnaval de outras cidades
• Resgatar a cultura do nosso povo

EXPERIENCIAS A SEREM VIVENCIADAS
• Exploração oral sobre o carnaval
• História coletiva
• Brincadeiras
• Confecção de máscaras carnavalescas
• Contagem
• Quantidade
• Nomear as cores das fantasias
• Assistir a filmes educativos
• Percepção visual
• Construção de painel
• Pintura
• Colagem
• Fazer registro do que mais gostou
• Expressão corporal ( músicas de carnaval)

CULMINÂNCIA
Baile de carnaval em que cada sala terá o seu bloco com desfile e a escolha da melhor fantasia.



























































































INFANTIL III B


Projeto: Carnaval da Saudade
Período: de 07 a 28 de fevereiro de 2012
Dia da semana: às terças-feiras
Responsáveis: Priscila e Ana
Justificativa
Esse mês optamos por trabalhar com o tema “Carnaval da Saudade” como projeto de nossa sala, em virtude de percebermos a empolgação de nossas crianças ao esperarem o período do carnaval, falando sobre fantasias e cantarolando algumas músicas.
Como educadoras valorizamos a importância do trabalho pedagógico que contribua com a cultura popular. Atualmente o carnaval tem trazido novos costumes e brincadeiras, contudo um de nossos papéis é o de repassar conhecimentos culturais para nossos alunos. então aliando ludicidade, cultura e o interesse da turma iremos trabalhar como tema principal do projeto a história envolvente dos personagens Pierrot e Colombina.

Objetivo geral
Estimular nas crianças a valorização da cultura popular tradicional do período carnavalesco.

Objetivos específicos
• Conhecer a marchinha “Máscara Negra”;
• Interpretar a letra de algumas marchinhas de carnaval;
• Conhecer os personagens Pierrot e Colombina;
• Participar do baile de carnaval;
• Através de imagens e desenhos, identificar símbolos próprios do carnaval.

Cronograma de atividades

1ª aula – através da apresentação de uma máscara, ouvir a marchinha “Máscara Negra” para fazer a interpretação da música e visualização de texto em cartolina. Atividade: montagem do painel de sala;
2ª aula – apresentar os personagens Pierrot e Colombina através da dramatização realizada pelas professoras, utilizando a marchinha “Máscara Negra”. Atividade: pintar a máscara do Pierrot com tinta guache;
3ª aula – construir a máscara que será utilizada durante o baile de carnaval;
4ª aula – observar em revistas e encartes imagens do carnaval. Atividade: recortar gravuras e montar um cartaz sobre símbolos carnavalescos;
5ª aula – participar do baile de carnaval com o bloco “Carnaval da Saudade” com a apresentação da marchinha “Máscara Negra”.


















































































INFANTIL I- CIRANDA DOS LIVROS.


INFANTIL III A- SÍTIO DO LOBATO.













































































































































































Pedrinho contando o que ele gosta de fazer no Sítio do Sr. Lobato.







Vovó Benta e Tia Anastácia farão com as crianças bolinhos de fubá.





























































































CULMINÂNCIA DO PROJETO