Tema:
Justificativa:
O presente projeto foi planejado a fim de estimular o desenvolvimento de habilidades de raciocínio lógico matemáticas, necessárias no desenvolvimento das crianças da faixa etária de nossos alunos, entre 1 e 3 anos de idade. “...pois é nesse período que as crianças devem encontrar o espaço para explorar e descobrir elementos da realidade que as cerca. A criança deve ter oportunidade de vivenciar situações ricas e desafiadoras...”
Objetivos específicos:
· Desenvolver o raciocínio lógico;
· Estabelecer diferenças e semelhanças entre objetos de acordo com a cor, tamanho e forma;
· Utilizar a contagem em situações lúdicas;
· Identificar o significado dos conceitos de relação: muito/pouco, maior/menor, pesado/leve, mais/menos;
· Apropriar-se do uso de numerais em fita métrica, balança e calendário;
· Utilizar instrumentos de medidas de tempo, comprimento e massa;
· Realizar anotações numéricas convencionais e não-convencionais.
Período: outubro e novembro de 2011, uma vez por semana
Público alvo: alunos e pais da creche
Desenvolvimento das atividades:
As atividades aqui planejadas deverão ser realizadas pela professora de cada sala no momento de roda de conversa e/ou grafismo, como também, socializadas na 4ª semana como prevê o cronograma de atividades. Além da organização da exposição como culminância do projeto.
Recursos:
· Tampinhas de garrafa pet;
· Objetos para construir a coleção de cada turma;
· Numerais móveis;
· Folhas de papel madeira;
· Folhas de papel ofício.
Cronograma de atividades:
Data prevista | Atividades |
1ª semana de outubro | Durante a roda de conversa perguntar as crianças o que elas sabem sobre coleções, em seguida mostrar imagens de coleções de algumas pessoas e propor que façamos uma coleção em nossa sala (cada professora deverá escolher que coleção se adéqua melhor a seus alunos. SUGESTÕES: tampinhas, figurinhas, cartas de futebol ou super heróis, etc.). Construir um cartaz com as imagens de coleções, definir qual coleção será feita pela sala. Importante: solicitar aos pais contribuição de objetos para a coleção. |
2ª semana de outubro | Na roda de conversa, utilizar tampinhas de garrafa pet para agrupar pequenos grupos por igualdade, explorando as cores e o tamanho. Em seguida realizar atividade de colagem, em uma folha de papel dividida em 4 partes colar pedaços de papel de acordo com a cor (a professora poderá identificar quais cores seu grupo tem mais dificuldade de nomear corretamente e utilizar tais cores em sua atividade). |
3ª semana de outubro | Distribuir algumas tampinhas na roda de conversa e conforme a professora for cantando com as crianças a músicas dos indiozinhos, sob comandos, as crianças serão estimuladas a pegar a mesma quantidade de tampinhas para a quantidade de indiozinhos citadas na música. Ex: 1 indiozinho – a criança pega uma tampinha, 2, 3 indiozinhos – a criança pega 3 tampinhas e assim por diante (não esquecer de adequar o grau de dificuldade as crianças de cada nível) |
4ª semana de outubro | Reunir os objetos selecionados para a coleção da sala, utilizar o espaço de material concreto para organizar a coleção, falar sobre os cuidados com a mesma. Fazer um desenho da coleção da sala. No mesmo dia, socializar com a todas as turmas qual é a coleção de cada uma e apresentá-la aos colegas no momento de socialização. |
1ª semana de novembro | Nessa atividade a professora pode optar em utilizar as tampinhas ou os objetos da coleção da sala. Na roda de conversa marcar no chão, com giz, dois quadrados e dentro deles pôr muitos e poucos objetos, questionando com as crianças aonde tem muito e aonde tem pouco. Quando as crianças responderem de acordo com o esperado, desequilibrar a situação: “Aonde tinha poucos passa a ter mais do que no outro quadrado, quando você coloca mais objetos - E agora aonde tem muito e/ou pouco?” Em seguida fazer atividade na folha de papel em que a criança cola pedacinhos de Eva em dois quadrados, como os que estavam desenhados no chão, solicite que ela cole pouco e muito em cada espaço. |
2ª semana de novembro | Apresentar para as crianças a fita métrica, fazer coletivamente a medição de cada criança, formando um painel na folha de papel madeira. |
3ª semana de novembro | Apresentar uma balança pequena e realizar a medida da massa de cada criança em seguida construir uma tabela da mais leve para a mais pesada. |
4ª semana de novembro | Observar o calendário da sala e contar quantos dias tem o mês de novembro, marcar o dia para a exposição dos trabalhos realizados. Em seguida realizar atividade em folha de papel em que as crianças deverão espontaneamente preencher os números de um calendário. |
Culminância:
Exposição dos trabalhos realizados com as crianças: coleção da turma, cartazes da altura e massa das crianças. Convidar os pais para visitar a exposição no momento de entrega das crianças no final da tarde.
Na abertura as professoras dramatizaram uma história interessante onde D.Serafina e a Lalinha esconderam caixas com objetos cheias de formas geométricas como triângulos, círculos e também numerais e a boneca Emília encontrava todas as caixas escondidas com ajuda das crianças que interagiam com a boneca que com seus patins ageis ia pegando as caixas rapidinho e para alegria das crianças ela mostrava os objetos.
D. Serafina anunciando a chegada de Lalinha
As crianças participando escondendo as caixas.
A chegada da Emília
Emília encontrando as caixas
amei
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