quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Projeto da Comunidade Educativa que aconteceu em dezembro.

Projeto: Brincando com a matemática

Tema:

Justificativa:

O presente projeto foi planejado a fim de estimular o desenvolvimento de habilidades de raciocínio lógico matemáticas, necessárias no desenvolvimento das crianças da faixa etária de nossos alunos, entre 1 e 3 anos de idade. “...pois é nesse período que as crianças devem encontrar o espaço para explorar e descobrir elementos da realidade que as cerca. A criança deve ter oportunidade de vivenciar situações ricas e desafiadoras...”

Objetivos específicos:

· Desenvolver o raciocínio lógico;

· Estabelecer diferenças e semelhanças entre objetos de acordo com a cor, tamanho e forma;

· Utilizar a contagem em situações lúdicas;

· Identificar o significado dos conceitos de relação: muito/pouco, maior/menor, pesado/leve, mais/menos;

· Apropriar-se do uso de numerais em fita métrica, balança e calendário;

· Utilizar instrumentos de medidas de tempo, comprimento e massa;

· Realizar anotações numéricas convencionais e não-convencionais.

Período: outubro e novembro de 2011, uma vez por semana

Público alvo: alunos e pais da creche

Desenvolvimento das atividades:

As atividades aqui planejadas deverão ser realizadas pela professora de cada sala no momento de roda de conversa e/ou grafismo, como também, socializadas na 4ª semana como prevê o cronograma de atividades. Além da organização da exposição como culminância do projeto.

Recursos:

· Tampinhas de garrafa pet;

· Objetos para construir a coleção de cada turma;

· Numerais móveis;

· Folhas de papel madeira;

· Folhas de papel ofício.

Cronograma de atividades:

Data prevista

Atividades

1ª semana de outubro

Durante a roda de conversa perguntar as crianças o que elas sabem sobre coleções, em seguida mostrar imagens de coleções de algumas pessoas e propor que façamos uma coleção em nossa sala (cada professora deverá escolher que coleção se adéqua melhor a seus alunos. SUGESTÕES: tampinhas, figurinhas, cartas de futebol ou super heróis, etc.). Construir um cartaz com as imagens de coleções, definir qual coleção será feita pela sala. Importante: solicitar aos pais contribuição de objetos para a coleção.

2ª semana de outubro

Na roda de conversa, utilizar tampinhas de garrafa pet para agrupar pequenos grupos por igualdade, explorando as cores e o tamanho. Em seguida realizar atividade de colagem, em uma folha de papel dividida em 4 partes colar pedaços de papel de acordo com a cor (a professora poderá identificar quais cores seu grupo tem mais dificuldade de nomear corretamente e utilizar tais cores em sua atividade).

3ª semana de outubro

Distribuir algumas tampinhas na roda de conversa e conforme a professora for cantando com as crianças a músicas dos indiozinhos, sob comandos, as crianças serão estimuladas a pegar a mesma quantidade de tampinhas para a quantidade de indiozinhos citadas na música. Ex: 1 indiozinho – a criança pega uma tampinha, 2, 3 indiozinhos – a criança pega 3 tampinhas e assim por diante (não esquecer de adequar o grau de dificuldade as crianças de cada nível)

4ª semana de outubro

Reunir os objetos selecionados para a coleção da sala, utilizar o espaço de material concreto para organizar a coleção, falar sobre os cuidados com a mesma. Fazer um desenho da coleção da sala. No mesmo dia, socializar com a todas as turmas qual é a coleção de cada uma e apresentá-la aos colegas no momento de socialização.

1ª semana de novembro

Nessa atividade a professora pode optar em utilizar as tampinhas ou os objetos da coleção da sala.

Na roda de conversa marcar no chão, com giz, dois quadrados e dentro deles pôr muitos e poucos objetos, questionando com as crianças aonde tem muito e aonde tem pouco. Quando as crianças responderem de acordo com o esperado, desequilibrar a situação: “Aonde tinha poucos passa a ter mais do que no outro quadrado, quando você coloca mais objetos - E agora aonde tem muito e/ou pouco?”

Em seguida fazer atividade na folha de papel em que a criança cola pedacinhos de Eva em dois quadrados, como os que estavam desenhados no chão, solicite que ela cole pouco e muito em cada espaço.

2ª semana de novembro

Apresentar para as crianças a fita métrica, fazer coletivamente a medição de cada criança, formando um painel na folha de papel madeira.

3ª semana de novembro

Apresentar uma balança pequena e realizar a medida da massa de cada criança em seguida construir uma tabela da mais leve para a mais pesada.

4ª semana de novembro

Observar o calendário da sala e contar quantos dias tem o mês de novembro, marcar o dia para a exposição dos trabalhos realizados. Em seguida realizar atividade em folha de papel em que as crianças deverão espontaneamente preencher os números de um calendário.

Culminância:

Exposição dos trabalhos realizados com as crianças: coleção da turma, cartazes da altura e massa das crianças. Convidar os pais para visitar a exposição no momento de entrega das crianças no final da tarde.

Na abertura as professoras dramatizaram uma história interessante onde D.Serafina e a Lalinha esconderam caixas com objetos cheias de formas geométricas como triângulos, círculos e também numerais e a boneca Emília encontrava todas as caixas escondidas com ajuda das crianças que interagiam com a boneca que com seus patins ageis ia pegando as caixas rapidinho e para alegria das crianças ela mostrava os objetos.


D. Serafina anunciando a chegada de Lalinha































As crianças participando escondendo as caixas.












A chegada da Emília































Emília encontrando as caixas




























































































































Algumas Atividades
























































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