Infantil I - Projeto Ciranda do Livro
Professora: Adrianna Mirela
Auxiliar Educacional: Cristiane
Justificativa
No cantinho da salinhaNo tapete eu sentava
E junto com os coleguinhas
Os livrinhos espiava
Foi ai que a professora
Um belo dia observou
Que eu queria saber ler
E dos livros amiga ser
Eu não sabia como cuidar
Dos livrinhos com carinho
E sem querer eu amassava
As páginas quando passava
Agora vou aprender
A ler e a cuidar
Dos livrinhos com amor
Pois um projeto de livros
Minha professora criou
Grande ou pequenino
De pano, plástico ou papel
Quero os livros conhecer
E com eles aprender a ler
De figura
Ou de letrinha
Só preciso conhecer
O segredo e o encanto
Que tem as historinhas
A imaginação eu vou soltar
E muita coisa descobrir
Nos desenhos vou viajar
E do meu jeito vou interpretar
Quando na cirandinha
Com os colegas eu sentar
(A criança descobre o livro)
Adrianna Mirela
Objetivo Geral
Despertar o interesse pelos livros infantis e estimular o hábito da leitura.
Objetivos específicos
Ø Ampliar o vocabulário.
Ø Explorar a comunicação verbal e não verbal.
Ø Ler e interpretar imagens.
Ø Estimular a percepção auditiva.
Ø Estimular a fala.
Ø Despertar o gosto pela contação de histórias.
Ø Folhear livros diversos (pano, plástico e papel)
Ø Promover o hábito da leitura.
Ø Trabalhar o cuidado ao usar os livros.
Ø Disponibilizar livros adequados à faixa etária das crianças.
Ø Desenvolver cirandas de livros (livre e dirigida)
Ø Estimular a audição de histórias.
Ø Incentivar a família a contar história para os filhos.
Ø Registrar de forma escrita e fotográfica o andamento do projeto
Sugestões de atividades:
Ø Colagem com papel crepon, laminado etc.
Ø Colagem com EVA
Ø Colagem com retalho de tecido
Ø Picote e colagem
Ø Colgame com palitos
Ø Dramatização
Ø Pintura a dedo e esponja
Ø Modelagem
Ø Pintura de palitoches
Ø Uso fantoche
Ø Dramatização
Ø Ciranda de livros
Ø Bolsalivro(levar um livro numa bolsa especial para a família ler para a criança)
Ø Confecção de painéis coletivos
Ø Música e dança
Ø Caixa surpres
Ø Desenho livre e dirigido
Histórias relacionadas para contar e explorar
Ø Chapeuzinho Vermelho
Ø Os três Porquinho
Ø Pinóquio
Ø Cachinhos Dourados
Ø O patinho feio
Ø Branca de neve
Ø Os sete cabritinhos
Ø RapunzelRecursos
Ø Som e Cds.
Ø Fantoches.
Ø Caixa surpresa.
Ø Figuras, objetos etc.
Ø Tapete de história.
Ø Papéis variados (cartolina, ofício, crepon, laminado etc.), tinta guache.
Ø Giz de cera, cola colorida, canetinhas, EVA .
Ø Palitos de picolé
Ø Livros e caixas de histórias .
Ø Lã
Ø Retalhos de tecido
Ø Durex colorida
INFANTIL II
PROJETO ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
PROFESSORA: JULIANA ELAINE FERREIRA
AUXILIAR: MARIA IRACEMA
JUSTIFICATIVA
Falar sobre alimentação com as crianças do infantil II é algo bastante curioso, visto que seus hábitos alimentares fora do ambiente da creche não são os mais recomendados.
Este projeto faz-se necessário ser estudado, uma vez que muitas das crianças ao chegarem, logo pela manhã, ao ambiente escolar trazem consigo balas, bombons, pipoca, etc. É importante conversar com os pais sobre a questão da boa alimentação e a utilização de tais alimentos na prevenção de doenças. Algumas crianças já entendem que devemos nos alimentar com frutas e verduras e que não devemos trazer guloseimas para nossa creche.
Analisando o que foi exposto o projeto acima citado se faz indispensável nesta sala de aula.
OBJETIVOS: Identificar diferentes tipos de alimentos
· Promover o consumo de frutas, verduras, legumes
· Conhecer as vitaminas de cada alimento estudado
· Estimular a oralidade
· Reconhecer os alimentos que fazem bem a nossa saúde
· Estimular a criatividade, o raciocínio e a atenção
· Identificar os alimentos não saudáveis
· Conhecer a necessidade da higienização dos alimentos e das mãos
· Conscientizar os pais sobre a boa alimentação
EXPERIÊNCIAS A SEREM VIVENCIADAS
· Exploração oral sobre os alimentos
· Identificação e nomeação dos alimentos Leites e derivados, frutas, verduras, legumes e guloseimas)
· Alimentos dos quais gostamos / alimentos saudáveis
· História coletiva
· Brincadeiras
· Jogo da memória
· Contagem
· Quantidade
· Nomear as cores e texturas dos alimentos que serão estudados
· Assistir a filmes educativos
· Percepção visual
· Trabalhando com os sentidos: olfato – aroma dos alimentos; paladar – sabor dos alimentos; tato – textura dos alimentos; visão - cores dos alimentos: audição – nome dos alimentos
· Caixa dos sentidos
· Construção de painel
· Pintura
· Colagem
· Fazer registro do que mais gostou
· Expressão corporal
· História dramatizada
· Exposição dos alimentos
· Palestra com a nutricionista da SME
CULMINÂNCIA
Ao final do projeto será apresentada uma breve peça teatral com as crianças onde elas estarão fantasiadas de frutas e os pais estarão presentes. Haverá a exposição de alguns alimentos que serão servidos.
INFANTIL III A
PROJETO O SÍTIO DO LOBATO
PROFESSORA: PAULA CORDEIRO
AUXILIAR EDUCACIONAL: ANDREIA RODRIGUES
JUSTIFICATIVA:
Estudar Monteiro Lobato é alçar vôos no mundo da literatura, da cultura e do imaginário das crianças. O sítio do Pica – Pau Amarelo traz para as crianças não apenas um encantamento, mas um desejo de contar e estimular a imaginação infantil através da contação de histórias .
Cada personagem do sítio exprime emoções e sensações singulares pertinentes ao cotidiano de cada criança. Por exemplo, Emília, a boneca de pano, diz tudo o que pensa; Visconde de Sabugosa apresenta sabedoria em suas ações; Dona Benta estimula a imaginação criadora das crianças através de suas histórias incríveis; Tia Nastácia, com seus quitutes deliciosos, representa a riqueza do folclore brasileiro; Narizinho e Pedrinho representam as crianças de ontem e de hoje que adoram brincar, desvendar mistérios e fazer novas descobertas.
Observamos nas rodas de conversas que nossas crianças gostam de assistir o Sítio e falam com grande interesse dos personagens chegando até a imitá-los durante os momentos de brincadeiras.
OBJETIVO GERAL
ü Conhecer a história de Monteiro e os Personagens do Sítio do Pica – Pau Amarelo;
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
ü Desenvolver a linguagem oral;
ü Promover atividades que estimulem a imaginação;
ü Identificar os elementos que compõe a história
ü Trabalhar a noção de Tempo;
ü Trabalhar valores;
ü Trabalhar o reconto das histórias.
SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM
ü Pesquisar sobre a vida de Monteiro Lobato;
ü Produção de reconto;
ü Leitura de imagens que retratam os personagens e os diferentes ambientes das histórias;
ü Dramatização de histórias
ü Leitura e interpretação da música – tema do sítio e das músicas referentes a cada personagem
PERÍODO:
ü Meses de Janeiro e Fevereiro de 2012
PÚBLICO ALVO:
ü Sala do Infantil III – A
AVALIAÇÃO
Esperamos que ao final deste projeto as crianças conheçam um pouco mais sobre Monteiro Lobato e os personagens do Sítio. A avaliação ocorrerá sistematicamente durante o projeto através dos registros orais e pictóricos das crianças.
CULMINÂNCIA:
Exposição dos trabalhos realizados durante o projeto.
INFANTIL III B
Projeto: “Palavrinhas Mágicas”
Professora: Priscila
Auxiliar Educacional: Ana Maria
Justificativa
Trabalhar com conceitos atitudinais é, sem dúvida, muito importante para crianças que vivem o processo de formação da moral, por isso visando esse desenvolvimento, pensamos no tema desse projeto “Palavrinhas Mágicas”.
Além de trabalharmos atitudes de boa convivência em sociedade, que a priori acontece basicamente no grupo familiar e escolar, estimularemos a reflexão das crianças sobre o valor amizade, como também atitudes de respeito aos mais velhos e ajuda mútua no dia-a-dia ao atravessar uma rua ou ceder um assento para alguém mais necessitado.
Vale ressaltar que o tema surgiu das necessidades educacionais observadas nas crianças de nossa turma que em sua maioria não presenciam situações de boa convivência e entre pessoas.
Objetivo geral
Proporcionar reflexões e mudanças de atitudes que respeitem o outro.
Objetivos específicos
· Interpretar músicas e histórias que falem sobre amizade e cortesia;
· Perceber a identidade do outro, diferenciando da sua;
· Refletir e expor suas idéias sobre atitudes de cortesia;
· Utilizar no dia-a-dia formas mais educadas de tratar o outro;
· Identificar situações na rotina em que podem ser utilizadas as palavras POR FAVOR, COM LICENÇA, DESCULPA e OBRIGADO;
· Valorizar a amizade e o respeito.
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