segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Projetos de Janeiro 2012

Comunidade Educativa - Literatura Infantil



Infantil I - Projeto Ciranda do Livro


Professora: Adrianna Mirela

Auxiliar Educacional: Cristiane


Justificativa

No cantinho da salinha

No tapete eu sentava

E junto com os coleguinhas

Os livrinhos espiava

Foi ai que a professora

Um belo dia observou

Que eu queria saber ler

E dos livros amiga ser

Eu não sabia como cuidar

Dos livrinhos com carinho

E sem querer eu amassava

As páginas quando passava

Agora vou aprender

A ler e a cuidar

Dos livrinhos com amor

Pois um projeto de livros

Minha professora criou

Grande ou pequenino

De pano, plástico ou papel

Quero os livros conhecer

E com eles aprender a ler

De figura

Ou de letrinha

Só preciso conhecer

O segredo e o encanto

Que tem as historinhas

A imaginação eu vou soltar

E muita coisa descobrir

Nos desenhos vou viajar

E do meu jeito vou interpretar

Quando na cirandinha

Com os colegas eu sentar

(A criança descobre o livro)

Adrianna Mirela

Objetivo Geral

Despertar o interesse pelos livros infantis e estimular o hábito da leitura.

Objetivos específicos

Ø Ampliar o vocabulário.

Ø Explorar a comunicação verbal e não verbal.

Ø Ler e interpretar imagens.

Ø Estimular a percepção auditiva.

Ø Estimular a fala.

Ø Despertar o gosto pela contação de histórias.

Ø Folhear livros diversos (pano, plástico e papel)

Ø Promover o hábito da leitura.

Ø Trabalhar o cuidado ao usar os livros.

Ø Disponibilizar livros adequados à faixa etária das crianças.

Ø Desenvolver cirandas de livros (livre e dirigida)

Ø Estimular a audição de histórias.

Ø Incentivar a família a contar história para os filhos.

Ø Registrar de forma escrita e fotográfica o andamento do projeto

Sugestões de atividades:

Ø Colagem com papel crepon, laminado etc.

Ø Colagem com EVA

Ø Colagem com retalho de tecido

Ø Picote e colagem

Ø Colgame com palitos

Ø Dramatização

Ø Pintura a dedo e esponja

Ø Modelagem

Ø Pintura de palitoches

Ø Uso fantoche

Ø Dramatização

Ø Ciranda de livros

Ø Bolsalivro(levar um livro numa bolsa especial para a família ler para a criança)

Ø Confecção de painéis coletivos

Ø Música e dança

Ø Caixa surpres

Ø Desenho livre e dirigido

Histórias relacionadas para contar e explorar

Ø Chapeuzinho Vermelho

Ø Os três Porquinho

Ø Pinóquio

Ø Cachinhos Dourados

Ø O patinho feio

Ø Branca de neve

Ø Os sete cabritinhos

Ø Rapunzel

Recursos


Ø Som e Cds.

Ø Fantoches.

Ø Caixa surpresa.

Ø Figuras, objetos etc.

Ø Tapete de história.

Ø Papéis variados (cartolina, ofício, crepon, laminado etc.), tinta guache.

Ø Giz de cera, cola colorida, canetinhas, EVA .

Ø Palitos de picolé

Ø Livros e caixas de histórias .

Ø

Ø Retalhos de tecido

Ø Durex colorida




INFANTIL II

PROJETO ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

PROFESSORA: JULIANA ELAINE FERREIRA

AUXILIAR: MARIA IRACEMA

JUSTIFICATIVA

Falar sobre alimentação com as crianças do infantil II é algo bastante curioso, visto que seus hábitos alimentares fora do ambiente da creche não são os mais recomendados.

Este projeto faz-se necessário ser estudado, uma vez que muitas das crianças ao chegarem, logo pela manhã, ao ambiente escolar trazem consigo balas, bombons, pipoca, etc. É importante conversar com os pais sobre a questão da boa alimentação e a utilização de tais alimentos na prevenção de doenças. Algumas crianças já entendem que devemos nos alimentar com frutas e verduras e que não devemos trazer guloseimas para nossa creche.

Analisando o que foi exposto o projeto acima citado se faz indispensável nesta sala de aula.

OBJETIVOS: Identificar diferentes tipos de alimentos

· Promover o consumo de frutas, verduras, legumes

· Conhecer as vitaminas de cada alimento estudado

· Estimular a oralidade

· Reconhecer os alimentos que fazem bem a nossa saúde

· Estimular a criatividade, o raciocínio e a atenção

· Identificar os alimentos não saudáveis

· Conhecer a necessidade da higienização dos alimentos e das mãos

· Conscientizar os pais sobre a boa alimentação

EXPERIÊNCIAS A SEREM VIVENCIADAS

· Exploração oral sobre os alimentos

· Identificação e nomeação dos alimentos Leites e derivados, frutas, verduras, legumes e guloseimas)

· Alimentos dos quais gostamos / alimentos saudáveis

· História coletiva

· Brincadeiras

· Jogo da memória

· Contagem

· Quantidade

· Nomear as cores e texturas dos alimentos que serão estudados

· Assistir a filmes educativos

· Percepção visual

· Trabalhando com os sentidos: olfato – aroma dos alimentos; paladar – sabor dos alimentos; tato – textura dos alimentos; visão - cores dos alimentos: audição – nome dos alimentos

· Caixa dos sentidos

· Construção de painel

· Pintura

· Colagem

· Fazer registro do que mais gostou

· Expressão corporal

· História dramatizada

· Exposição dos alimentos

· Palestra com a nutricionista da SME

CULMINÂNCIA

Ao final do projeto será apresentada uma breve peça teatral com as crianças onde elas estarão fantasiadas de frutas e os pais estarão presentes. Haverá a exposição de alguns alimentos que serão servidos.



INFANTIL III A

PROJETO O SÍTIO DO LOBATO


PROFESSORA: PAULA CORDEIRO

AUXILIAR EDUCACIONAL: ANDREIA RODRIGUES

JUSTIFICATIVA:

Estudar Monteiro Lobato é alçar vôos no mundo da literatura, da cultura e do imaginário das crianças. O sítio do Pica – Pau Amarelo traz para as crianças não apenas um encantamento, mas um desejo de contar e estimular a imaginação infantil através da contação de histórias .

Cada personagem do sítio exprime emoções e sensações singulares pertinentes ao cotidiano de cada criança. Por exemplo, Emília, a boneca de pano, diz tudo o que pensa; Visconde de Sabugosa apresenta sabedoria em suas ações; Dona Benta estimula a imaginação criadora das crianças através de suas histórias incríveis; Tia Nastácia, com seus quitutes deliciosos, representa a riqueza do folclore brasileiro; Narizinho e Pedrinho representam as crianças de ontem e de hoje que adoram brincar, desvendar mistérios e fazer novas descobertas.

Observamos nas rodas de conversas que nossas crianças gostam de assistir o Sítio e falam com grande interesse dos personagens chegando até a imitá-los durante os momentos de brincadeiras.

OBJETIVO GERAL

ü Conhecer a história de Monteiro e os Personagens do Sítio do Pica – Pau Amarelo;

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

ü Desenvolver a linguagem oral;

ü Promover atividades que estimulem a imaginação;

ü Identificar os elementos que compõe a história

ü Trabalhar a noção de Tempo;

ü Trabalhar valores;

ü Trabalhar o reconto das histórias.

SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM

ü Pesquisar sobre a vida de Monteiro Lobato;

ü Produção de reconto;

ü Leitura de imagens que retratam os personagens e os diferentes ambientes das histórias;

ü Dramatização de histórias

ü Leitura e interpretação da música – tema do sítio e das músicas referentes a cada personagem

PERÍODO:

ü Meses de Janeiro e Fevereiro de 2012

PÚBLICO ALVO:

ü Sala do Infantil III – A

AVALIAÇÃO

Esperamos que ao final deste projeto as crianças conheçam um pouco mais sobre Monteiro Lobato e os personagens do Sítio. A avaliação ocorrerá sistematicamente durante o projeto através dos registros orais e pictóricos das crianças.

CULMINÂNCIA:
Exposição dos trabalhos realizados durante o projeto.



INFANTIL III B


Projeto: “Palavrinhas Mágicas”

Professora: Priscila
Auxiliar Educacional: Ana Maria

Justificativa

Trabalhar com conceitos atitudinais é, sem dúvida, muito importante para crianças que vivem o processo de formação da moral, por isso visando esse desenvolvimento, pensamos no tema desse projeto “Palavrinhas Mágicas”.

Além de trabalharmos atitudes de boa convivência em sociedade, que a priori acontece basicamente no grupo familiar e escolar, estimularemos a reflexão das crianças sobre o valor amizade, como também atitudes de respeito aos mais velhos e ajuda mútua no dia-a-dia ao atravessar uma rua ou ceder um assento para alguém mais necessitado.

Vale ressaltar que o tema surgiu das necessidades educacionais observadas nas crianças de nossa turma que em sua maioria não presenciam situações de boa convivência e entre pessoas.

Objetivo geral

Proporcionar reflexões e mudanças de atitudes que respeitem o outro.

Objetivos específicos

· Interpretar músicas e histórias que falem sobre amizade e cortesia;

· Perceber a identidade do outro, diferenciando da sua;

· Refletir e expor suas idéias sobre atitudes de cortesia;

· Utilizar no dia-a-dia formas mais educadas de tratar o outro;

· Identificar situações na rotina em que podem ser utilizadas as palavras POR FAVOR, COM LICENÇA, DESCULPA e OBRIGADO;

· Valorizar a amizade e o respeito.


Nenhum comentário:

Postar um comentário