PROJETO:Menina Bonita do Laço de Fita
Professora:Juliana Elaine
Auxiliar Educacional:Iracema
Período Março e Abril/2012
JUSTIFICATIVA:
Trabalhar as questões étnicas raciais com crianças pequenas podem trazer resultados positivos, uma vez que elas passam a considerar as diferenças. Sentimos, pois a necessidade de estudar sobre o tema quando percebemos que algumas de nossas crianças recusavam brincar com uma boneca negra. A literatura infantil “Menina bonita do laço de fita” um clássico de Ana Maria Machado, é a forma que encontramos para trabalhar tal questão com nossas crianças, pela forma sutil e prazerosa que a autora trata a beleza negra, com muita delicadeza, com simplicidade, usando uma linguagem suave que encanta a criança, porém forte, permitindo, portanto, aos professores junto às crianças refletir sobre as questões raciais, afetivas, familiares e as diferenças de cor.
OBJETIVOS
· Levar a criança à valorização do ser humano
· Apropriar de valores como o respeito a si próprio e ao outro;
· Elevar a autoestima das crianças negras;
· Levar a criança a perceber que suas heranças desde o seu cabelo até a cor de sua pele muitas vezes são herdadas de seus familiares;
· Respeitar as diferenças.
· Desenvolver e potencializar a criatividade.
· Trabalhar o raciocínio, a memória e o vocabulário.
EXPERIÊNCIAS A SEREM VIVENCIADAS PELAS CRIANÇAS
· Roda de conversa
· Conhecer a autora da história;
· Fazer questionamentos sobre o livro
· Ler a história, explorando bastante.
· Brincadeiras
· Músicas de origem africana
· Contagem
· Quantidade
· Teatrinho da historia – Menina Bonita do Laço de Fita
· Desenho livre da Família
· Falar sobre as características que herdamos de nossos pais, das particularidades de cada um,
· cor, estatura, cabelos, lábios... Saber, portanto, das diferenças que muitas vezes são herdados
· dos nossos familiares.
· Explorar o relato das crianças: Se gostam ou não do personagem e por quê;
· Esclarecer para as crianças que todos têm em sua origem, uma historia e que ninguém é igual a ninguém;
· Historia coletiva;
· Fazer registro do que mais gostou.
CULMINÂNCIA:
As crianças deverão confeccionar com o auxilio das professoras uma boneca feita com papel machê para ser exposta na culminância do projeto, bem como a construção de um painel com fotos que apareçam pessoas de várias cores, com o título: viva as diferenças!
LIVROS A SEREM LIDOS
Menina bonita do laço de fita, de Ana Maria Machado. Editora Ática.
O menino marrom, de Ziraldo. Editora Melhoramentos. (link para o site do Ziraldo)
Berimbau, de Raquel Coelho. Editora Ática.
RECEITA DE PAPEL MACHÊ
Massa de Papel – Você vai precisar de:
- 01 rolo de papel higiênico (prefira os brancos)
- 03 colheres (sopa) de farinha de trigo (ou mais)
- 03 colheres (sopa) de cola branca
- 01 colher (sopa) de água sanitária ou cloro
- 01 bacia e 01 peneira
Modo de fazer: 1- Pique o papel higiênico bem miudinho e coloque numa bacia com água.
2- Junte a água sanitária e deixe de molho por 24 horas, para amolecer.
3- Escorra a água com a ajuda de uma peneira, mas não esprema o papel.
4- Junte a farinha de trigo aos poucos. Mexa até ficar uma massa lisa e firme. Se a massa ficar quebradiça ou dura, acrescente mais água.
5- Junte a cola e mexa com as mãos até a textura ficar parecida com uma massa de modelar.
6- Modele o que quiser, lembrando sempre que o fundo dos objetos e as bordas não podem ser muito finos para que não quebrem ao secar. Deixe secar na sombra, em cima de um plástico.
7- Depois que o objeto estiver totalmente seco, pinte com guache. Se as bordas estiverem muito irregulares, antes de pintar, use uma lixa fininha para consertá-las. Se for um pequeno detalhe, serve lixa de unha.
8- Para pintar as áreas maiores, use um pincel grosso. Para pintar pequenos detalhes, use um pincel fino. Quando a tinta secar, aplique uma camada de cola branca ou verniz sobre o objeto.
A abertura do projeto aconteceu com uma contação de história no Tempo de Socialização para as crianças do Infantil I e II.
Esse é o Livrão personagem conhecido das crianças desde o projeto Ciranda dos Livros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário